O dólar canadiano é a moeda oficial do Canadá desde 1858. É a sétima moeda mais utilizada no mundo. Em 2011 prefazia cerca de 5,3% das trocas monetárias efetuadas diariamente no mundo inteiro.
Historicamente, o dólar canadiano teve sempre uma cotação mais baixa que o dólar americano. Contudo, com a crise nos Estados Unidos e a consequente injeção de dólar americano nos mercados internacionais, a moeda americana desvalorizou e passou a cotar abaixo de outras moedas, incluindo do dólar canadiano.
Características do Dólar Canadiano
$1 = 100 centavos
Existem as seguintes moedas de dólar canadiano:
- $0,01 (chamadas de penny)
- $0,05 (nickel)
- $0,10 (dime)
- $0,25 (quarter)
- $0,50 (50¢ piece – muito raras no mercado)
- $1 (loonie)
- $2 (toonie)
Todas as moedas têm a figura da Rainha Isabel II no anverso.
As notas de dólar canadiano e respetivas imagens são as seguintes:
- $5 – Sir Wilfrid Laurier
- $10 – Sir John A. Macdonald
- $20 – Rainha Isabel II
- $50 – William Lyon Mackenzie King
- $100 – Sir Robert Borden
O dólar canadiano é emitido pelo Bank of Canada e impresso pela Canadian Bank Note Company. Desde 2011 as notas em papel estão a ser faseadamente substituídas por notas em polímeros. As moedas são produzidas pelo Royal Canadian Mint.
Símbolo do Dólar Canadiano e convenção
O seu símbolo ISO 4217 é CAD.
O símbolo $ ou deve ser colocado do lado esquerdo do número, sem espaços, como em $2. São também aceites os símbolos C$ e CAD para o diferenciar dos dólares de outros países.
Países onde o Dólar Canadiano é utilizado
O dólar canadiano é utilizado de forma oficial apenas no Canadá.
É utilizado de forma não oficial pela coletividade territorial de Saint-Pierre e Miquelon que, por ser território francês, mas se encontrar perto do Canadá usa lado a lado o euro (oficial) e o dólar canadiano (não oficial).