Este electrodoméstico é um dos nossos maiores aliados em tempo de calor.
Mantém os alimentos e as bebidas frescos enquanto garante a sua conservação. Saiba como o utilizar correctamente, desde a sua limpeza e arrumação aos cuidados imprescindíveis. Para tirar o melhor partido do frigorífico, siga algumas indicações fundamentais para que ele funcione bem e garanta a desejada conservação dos alimentos. Saiba o que deve e não deve fazer de forma a criar bons hábitos para assegurar a melhor utilização deste electrodoméstico.

Cuidados a ter
Para evitar que fungos e bactérias se propaguem, o interior do frigorífico deve ser sempre mantido
em perfeito estado de limpeza: prateleiras, compartimentos da porta e gavetas. Preste especial atenção às borrachas da porta, que acumulam humidade.
Nunca coloque comida quente dentro do frigorífico, pois o vapor altera a temperatura ambiente e pode deteriorar os vários alimentos.
Consoante a estação do ano, ou os alimentos que armazena, verifique constantemente a temperatura do frigorífico (é conveniente ter um termómetro próprio para o efeito).
Para evitar a transmissão de cheiros de uns alimentos para os outros é conveniente ter cada comida,
crua ou cozinhada, bem isolada das demais. O ideal é guardá6la em recipientes com tampa próprios
para o frigorífico, como caixas de plástico próprias para alimentos.
Nunca ponha sacos de plástico molhados ou sujos dentro do frigorífico.
Dicas de limpeza
Não utilize produtos abrasivos para limpar o exterior e o interior do frigorífico. Para acabar com os
maus odores dentro do mesmo, utilize um pano embebido numa solução de água e vinagre ou experimente um pouco de bicarbonato de sódio diluído em água. Passe com um pano humedecido em água e seque com outro perfeitamente limpo.
Como arrumar os alimentos
Lembre-se que dentro do frigorífico cada zona tem diferentes temperaturas. Assim é importante ter em conta a forma como arruma os produtos alimentares:
- Na porta do frigorífico: nos compartimentos existentes nesta zona guarde a manteiga, a margarina ou os molhos como a maionese.
- Nas prateleiras da porta é conveniente colocar o leite e os sumos de fruta.
- Nas prateleiras de cima: local ideal para a boa refrigeração dos iogurtes, queijo e compotas.
- Nas prateleiras do meio: esta é a zona mais fria do frigorífico, e por isso a indicada para a carne e o peixe crus, produtos de charcutaria, sobras de cozinhados, sopas e bolos.
- Nas prateleiras inferiores e gavetas: é o espaço mais adequado para a fruta e os legumes.
Regras de congelação
Quando congelar alimentos, deve colocar uma etiqueta na caixa ou no saco próprio para o efeito, em que identifica o conteúdo e a data de congelação.
Deixe espaço entre os diversos artigos congelados para a circulação de ar.
Verifique semanalmente a temperatura do congelador e a data de expiração para consumir os alimentos, pois estes perdem as suas propriedades nutritivas.
Para congelar um alimento cozinhado, deve garantir que este arrefeceu completamente antes de proceder à sua congelação.
Nunca volte a congelar um alimento que já foi descongelado.
Regras de descongelação
Desligue o congelador no botão.
Deverá descongelar o congelador sempre que a camada de gelo tenha mais de 5 mm de espessura.
Por mais pressa que tenha em proceder à descongelação, nunca utilize um objecto metálico para cortar as camadas de gelo, para que não cause danos nos circuitos de refrigeração.
Um método rápido para descongelar este compartimento é colocar um pano com uma vasilha de água a ferver em cima e fechar a porta: o vapor da água quente faz com que os blocos de gelo derretam.