O kwanza atual foi introduzido em 1999, mas desde 1977 que existiram quatro moedas diferentes com o mesmo nome: o primeiro kwanza (AOK), o novo kwanza (AON), o kwanza reajustado (AOR) e o segundo (e atual) kwanza (AOA).
O primeiro kwanza foi introduzido após a independência de Angola e estava em paridade com o escudo, a moeda que substituiu. Devido a forte inflação foram-se seguindo os outros três kwanzas. O novo kwanza e o kwanza reajustado chegaram a ser, ao longo da década de 90, considerados a unidade monetária de menor valor no mundo. O kwanza atual, apesar de forte inflação inicial, tem o seu valor agora estabilizado.
Características da moeda
O kwanza tem como fração divisionária o cêntimo (1 kwanza = 100 cêntimos).
Existem moedas de Kz0,10, Kz0,50, Kz1, Kz2, Kz5. Todas as moedas possuem no anverso a inscrição “República de Angola”, o brasão de armas e o ano, e no reverso o seu valor.
As notas em circulação e respectivas imagens no reverso são:
- Kz1 – Colheita de algodão
- Kz5 – Serra da Leba
- Kz10 – Antílope (tradicionalmente chamado de Palanca Negra)
- Kz50 – Plataforma petrolífera
- Kz100 – Sede do Banco Nacional de Angola
- Kz200 – Avenida 4 de fevereiro, Luanda
- Kz500 – Colheita de Algodão
- Kz1000 – Plantação de café
- Kz2000 – Pesca artesanal

Todas as notas possuem no anverso uma imagem de Agostinho Neto e de José Eduardo dos Santos. As notas são muito semelhantes entre si, sendo diferenciadas pelas cores e pelas diversas imagens de locais de Angola.
Símbolo e convenção
O símbolo do kwanza é Kz, e deve ser colocado do lado esquerdo do número, sem espaços, como em Kz5. O seu código ISO 4217 é AOA.
Países onde o Kwanza Angolano é utilizado
O kwanza é utilizado de forma oficial apenas em Angola.
Como faco pra meu namorado trocar o dinheiro de luand
a onde trocar em real