O peso mexicano “$” é a moeda oficial do México e é utilizada de forma oficial exclusivamente no México.
O peso mexicano foi o primeiro a utilizar o símbolo $, sendo que apenas mais tarde se tornou também o símbolo do dólar dos Estados Unidos.
A moeda mexicana é a 13ª moeda mais utilizada em transações comerciais e é a mais negociada na América Latina, ocupando o 3º lugar nas Américas.
Características da moeda
O peso mexicano divide-se da seguinte forma:
- 1 Peso $
- 1/100 Centavo ¢
Atualmente existem as seguintes moedas: 5¢, 10¢, 20¢, 50¢, $1, $2, $5, $10. $20, $50 e $100, no entanto os valores de 5¢, $20, $50 e $100 são pouco usados.

Relativamente às notas, as usadas frequentemente são as seguintes: $20, $50, $100, $200 e $500. Existe ainda a nota com o valor de $1000, mas é raramente utilizada.
O banco responsável pelo peso mexicano é o Banco do México e o fabricante é a Casa da Moeda do México “Casa de Moneda de México”.
O peso mexicano tem bastantes nomes informais populares junto dos seus utilizadores. Seguem alguns exemplos:
- Benitos
- Billullos
- Bolas
- Del águila
- Devaluados
- Lucas
- Marimba
- Morlacos
- Papiros
- Sor Juana (Nota de $200 pesos)
- Varonil
- Varos
- Villancicos
- Villanos
Símbolo do peso mexicano e a sua convenção
Desde 1993, altura em que o peso mexicano foi reavaliado, o símbolo do peso mexicano é “$” e o seu código é MXN. Antes de 1993 o código ISO 4217 era MXP.
O símbolo $ deve ser colocado do lado esquerdo do número, sem espaços, como em $5. No caso dos centavos, deve ser colocado no lado direito, também sem espaços, como em: 5¢.
Países onde ele é utilizado
O peso mexicano é utilizado de forma oficial apenas no México, no entanto, algumas cidades fronteiriças dos Estados Unidos, Guatemala e Belize aceitam o peso mexicano.
Conheça todas as moedas utilizadas na America do Norte.