À semelhança de outros ídolos antes dele, Nelson Mandela inspirou canções em sua honra. De “protest songs” que se tornaram tubos.

The Specials – Free Nelson Mandela (1984)
Foi depois de um concerto contra o apartheid que teve lugar em Londres, em 1983, que Stan Campbell, cantor dos Specials, teve a ideia para esta canção. Ao contrário de outras canções de protesto míticas, o ritmo tornou-se rapidamente o hino do apoio do primeiro presidente negro da África do Sul.
Youssou N’Dour – Nelson Mandela (1985)
A musica do Youssou N’Dour é vintage e tribal – ideal para mostrar a sua sede de justiça. O cantor senegalês, muito envolvido na política, nomeou um disco Mandela em 1985, e organizou um concerto de apoio à Mandela.
Amy Winehouse – Free Nelson Mandela (2010)
Um quarto de século mais tarde, a canção dos The Specials é executada por Amy Winehouse durante um concerto para o 90 aniversário de Nelson Mandela, no Hyde Park (Londres). A cantora, que morreu um ano depois, apropriou-se o refrão pedindo a libertação de seu amigo, um dealer que estava na prisão por agressão alterando as palavras. “Free Nelson Mandela ” torna-se “Free Blakey My Fella”.